L Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis
Publicado em 15 de Agosto de 2025Entre os dias 5 e 7 de agosto de 2025, a capital amazonense, Manaus, sediou o L Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil. Pela primeira vez em cinquenta anos de história, o tradicional evento do IRIB foi realizado no Amazonas, reforçando o lema: “não há distância que não possa ser percorrida, tampouco desafio que não possa ser superado.”
Como de costume, o IRIB trouxe temas relevantes e atuais que impactam diretamente os registros e negócios imobiliários do país.
A abertura oficial marcou o início do evento, seguida pela palestra sobre os avanços da inteligência artificial e sua repercussão nas profissões jurídicas. Os modelos de linguagem e suas aplicações têm forte impacto no meio jurídico, especialmente por conta de sua alta eficiência para o processamento de textos e linguagem natural. O assunto é muito relevante no momento atual e o uso da tecnologia pode ser de grande ajuda para os cartórios de registro de imóveis brasileiros.
O segundo dia iniciou-se com um emocionante painel sobre as boas práticas do registro de imóveis, apresentando o inspirador exemplo da Amazônia. As painelistas compartilharam os desafios de suas serventias e o relevante impacto social de suas atividades nas comunidades. Em seguida, foram apresentadas as ações do Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário e a relevância dos registros de imóveis para o mercado e o desenvolvimento do país. Outro tema relevante foi o novo Provimento 195 do CNJ, que entrará em vigor agora em setembro, trazendo inovações e impactos significativos para os cartórios de registro de imóveis. A tokenização imobiliária também foi abordada como uma inovação tecnológica e uma evolução do sistema registral brasileiro, com o grande desafio de manter a segurança jurídica na digitalização dos negócios. Neste contexto, o ONR tem papel de protagonismo fundamental na promoção das necessárias inovações tecnológicas para o serviço registral. Temas adicionais incluíram a ratificação de imóvel rural em faixa de fronteira, a reforma do Código Civil e a relação entre terras públicas e o registro de imóveis.
O último dia iniciou com o assunto sobre a coordenação entre cadastro e registro, com o estudo de caso dos cartórios da Espanha. Na sequência foram tratados os temas sobre condomínio de lotes e o fracionamento da propriedade. Um painel importante abordou as ações conjuntas do Registro de Imóveis do Brasil, reunindo o IRIB, RIB e ONR, que apresentaram suas iniciativas coordenadas em aspectos acadêmico, social, de relacionamento, comunicação e tecnológico. Como não podia faltar, tivemos o Pinga Fogo, que já é um momento tradicional e aguardado pelos participantes. O encontro tratou do planejamento futuro dos registradores no painel sobre previdência privada. E este terceiro dia encerrou com o Professor Salomão e a Dra. Ana Cristina de Souza Maia no painel sobre os desafios e perspectivas do registrador de imóveis no mundo digital.
O evento foi concluído com um jantar de encerramento para os participantes. Mais uma vez, o IRIB proporcionou uma edição de grande qualidade e excelência, reafirmando seu compromisso com o registro imobiliário brasileiro. Manaus e o estado do Amazonas, com suas belezas e misticismo, receberam a todos de braços abertos, oferecendo uma experiência inigualável.