Portal de Notícias da Sky

Participamos do 26º Congresso Notarial Brasileiro
Participamos do 26º Congresso Notarial Brasileiro

Participamos do 26º Congresso Notarial Brasileiro

A Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, recebeu nos dias 11 e 12 de dezembro de 2025 o 26º Congresso Notarial Brasileiro. O evento contou com trilhas, oficinas práticas e painéis, tratando de diferentes temas relevantes para a atividade notarial no país.


No primeiro dia, tivemos as oficinas práticas que abordaram inovações tecnológicas, novas modalidades de atas notariais e a comunicação do tabelião.


Contudo, o ponto alto deste primeiro dia foi a solenidade de abertura, que marcou o encerramento da gestão da presidente Giselle Oliveira de Barros à frente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e o início da nova gestão, sob a liderança do novo presidente, Eduardo Calais. A solenidade contou com momentos de muita emoção, destacando a liderança feminina e o avanço da atividade. Na noite do primeiro dia, tivemos também a Palestra Magna, com Fernando Schuler.


O segundo dia do congresso trouxe os painéis temáticos, com diferentes assuntos de interesse para os tabelionatos de notas. Foram discutidos os aspectos notariais do direito de família e sucessões, o contexto notarial e o direito real, obrigações e contratos na atividade notarial, o papel do tabelião de notas no fim da vida e a autonomia e independência dos notários. Neste segundo e último dia, outros dois temas merecem destaque: as novidades e evoluções das centrais notariais e os efeitos da reforma tributária nas serventias. Por fim, tivemos o painel com a educadora e palestrante Cíntia Chagas, que tratou da comunicação e da força da imagem profissional.


O evento terminou com uma belíssima festa de encerramento no Copacabana Palace, um dos grandes símbolos da capital carioca. O Colégio Notarial do Brasil proporcionou um congresso de grande qualidade e excelência, confirmando seu compromisso com o desenvolvimento de um sistema notarial forte, seguro e voltado para as demandas da sociedade brasileira.


Escrito por: Fabricio Muller - Diretor Técnico