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Cultura Organizacional
Cultura Organizacional

Cultura Organizacional

A cultura organizacional se tornou um dos critérios de avaliação dos melhores talentos do mercado de trabalho. Os profissionais mais talentosos buscam oportunidades de emprego em lugares nos quais tenham identificação com a visão e propósito da organização. Definido como um conjunto de hábitos, crenças e costumes que se estabelecem por meio dos valores e expectativas de toda a organização, a cultura organizacional precisa estar cada vez mais clara e difundida.

Os pilares da cultura organizacional são atitudes que muitas vezes podem ser facilmente aplicadas. No entanto, nem sempre é suficiente para uma organização ter uma cultura fortalecida entre os funcionários. Algumas ações têm um papel muito importante nessa construção, algumas delas são:

  • Disseminar a identidade estratégica: a identidade estratégica da empresa consiste em sua política de qualidade, missão, visão e valores. Uma boa forma de promovê-lo é por meio de cartazes, banners, panfletos, e-folhetos, entre outros;
  • Integração de colaboradores: a integração de novos colaboradores pode ser feita através de seminário de integração com as principais áreas da empresa, calendário de formações e qualificações, não só técnicas, mas também focadas em soft skills;
  • Aproximar os colaboradores da alta direção: uma boa forma de aproximar os colaboradores da alta direção é promover eventos menos formais, como o “Café com o Diretor”, onde alguns colaboradores são selecionados para tomar café da manhã com membros da alta direção a fim de fortalecer relacionamentos;
  • Eventos promocionais: os eventos abertos aos colaboradores são uma forma muito eficaz de fortalecer a cultura organizacional. Podem ser comemoradas datas importantes como aniversário da serventia, semana da qualidade e outras datas comemorativas;
  • Adequar os procedimentos à cultura desejada: um cartório que deseja ter uma cultura forte deve estabelecer e divulgar os critérios importantes de sua estrutura. Coisas como critérios de recrutamento, plano de carreira, avaliação de desempenho, pesquisas de clima e outros pontos. A transparência é fundamental!
  • Envolver os colaboradores em projetos comunitários: promover o voluntariado é outra ação que ajuda a fortalecer a cultura da organização, pois as pessoas se sentem felizes em ajudar a comunidade e em fazer parte de um cartório que se preocupa com as questões sociais.

Quando há alinhamento com a cultura criada no cartório, o sentimento de pertencimento fica evidente na entrega e na interação entre líderes e subordinados.

Idealize a cultura que você quer ver no seu cartório e trabalhe todos os dias para alcançá-la.

Acompanhe os próximos posts e fique por dentro do que há de melhor em gestão para serventias extrajudiciais.

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